quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tecnologia na Escola: Como uma onda

Assista o vídeo e faça um comentário reflexivo observando os seguintes questionamentos:
- Como se dá os avanços tecnológicos na escola?
- Que contribuições a tecnologia tem oferecido para a prática pedagógica?
- Você tem mudado sua prática ao usar novas tecnologias?

3 comentários:

  1. Lentamente, sem perceber a tecnologia foi chegando, se instalando, e agora usamos o que temos, com limitações por falta de equipamentos, pois são ainda caros para o professor. fazemos uso do que nos oferece a escola, o que não é muito.
    Muita coisa mudou, já é possivel trabalhar o que era apenas texto e figura inanimada, com requintes de produções cinematográficas, audio acustico, comunicação em tempo real, basta termos os equipamentos.
    O que parecia abstrato afora já ganha outro significado para os estudantes, facilitando o aprendizado.
    Nossa prática pedagógica hoje em dia ganhou outra cara, não consegimos mais voltar a práticas antigas, as crianças não aceitam mais atividades massantes e enfadonhas; nem nós!

    ResponderExcluir
  2. Ao ver este vídeo me lembrei que quando criança brincava muito como o que foi mostrado "a gente era feliz e não sabia".No mundo de hoje percebo que as crianças não se interagem com outras pessoalmente, apenas através dos brinquedos eletrônicos que lhes mostra tudo pronto. Será que não estamos nos robotizando? Que onda deveremos seguir? Quais os reais benefícios que a tecnologia tem trazido? Será que a estamos usando a de forma correta? Vejo também que este novo paradígma prevê mais a colaboração e participação das crianças na construção de seu próprio conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Ao ver este vídeo pude refletir que o uso da tecnologia na escola está chegando de forma muito lenta devido a falta de formação dos professores pra saber lidar com estas ferramentas; e como o professor tem uma dupla ou tripla jornada, dificulta tais aquisições para se aperfeiçoar. Entendemos que o uso de tais tecnologias chegará na escola não só com o professor saíndo em busca do conhecimento, mas também o poder público ao perceber tal importãncia, oferecendo-a de forma direcionada para que o professor possa melhorar sua prática.

    ResponderExcluir